sexta-feira, 12 de julho de 2013

Tutorial de poses de culturismo

Para os mais curiosos e interessados especificamente no mundo das competições de culturismo e que tenham dúvidas em relação às poses de competição usadas nesses eventos, poderão ver aqui quais as regras básicas de poses de culturismo, bem como um vídeo tutorial com Johnnie Jackson.

Competição Física – Critérios de Julgamento:


Os critérios usados para julgar uma competição são baseados em três aspectos: MUSCULARIDADE – SIMETRIA e APRESENTAÇÃO.


MUSCULARIDADE


É o tamanho dos músculos em relação à estrutura esquelética, formato dos músculos, qualidade dos músculos, músculos sólidos, densos. Também inclui a separação entre músculos adjacentes e a grupos musculares, detalhe dentro do músculo ou grupo de músculos, com mínimo de gordura e água entre a pele e o músculo, realçando a aparência muscular.


SIMETRIA


Estrutura harmônica de um físico relativo ao tamanho de várias partes corporais, forma,


proporção, destaque e equilíbrio de cada parte corporal uma em relação à outra, resultando um todo coeso e equilíbrio geral.


APRESENTAÇÃO


A Apresentação é mostrar de forma vantajosa a habilidade de posar, postura, projeção e presença de palco. São partes importantes da Apresentação: tom de pele, preparação e traje de poses. Podem realçar a rotina da Apresentação: a seleção de poses e sua correta execução, a


suavidade da transição e a seleção coordenada da música.


Observações: A coreografia não deve contar para a classificação do atleta. Este quesito apenas mostra que, quando o atleta consegue posar bem e mostrar melhor seus músculos, tem vantagem. (OBS: Apesar de não contar pontos diretamente, os juízes dão maior valor aos atletas que mantenham uma boa postura bem como uma boa tonalidade em suas apresentações (Bronzeamento).


POSES ; APRESENTAÇÃO


Ao iniciar o processo de avaliação (campeonato), todos os atletas passam por estes critérios julgadores, respectivamente:


Quarto de volta - semi relaxados – todos fazem as poses de quarto de volta: frente, lado, costas, lado e frente. Terminada esta etapa todos saem do palco. Quando estes procedimentos são finalizados e os juízes estão satisfeitos, encerra-se a etapa.

Rotina Individual - os atletas entram um a um no palco, pois são chamados individualmente ao centro para 1 minuto de poses com música.

Comparações - Poses: todos os atletas da categoria são divididos em grupos de no máximo 6 atletas e são chamados para fazer as 8 poses compulsórias, sendo que poses adicionais podem


ser solicitadas, caso o árbitro central julgue necessário. Uma vez satisfeito o painel de árbitros, é finalizado o Pré Julgamento.


RESUMO:

Etapa 1. Poses oficiais

Etapa 2. Poses compulsórias opcionais podem também ser solicitadas pelo árbitro central,


para mais comparações. Cada competidor do “Overall” deve ser classificado conforme o ponto 4, acima.


POSES OFICIAIS - Português/ Inglês


Duplo Bíceps de Frente – [FRONT DOUBLE BICEP]

Expansão de Dorsais de Frente – [FRONT LAT SPREAD]
Peito de Lado – [SIDE CHEST]

Duplo Bíceps de Costas – [REAR DOUBLE BICEP]

Expansão de Dorsais de Costas – [REAR LAT SPREAD]
Tríceps de Lado – [SIDE TRICEPS]
Abdominais e Coxas – [ABDOMINAL AND THIGH]
Mais Musculoso [MOST MUSCULAR]

Alguns campeonatos acrescentam algumas outras poses, como :


DUPLO GÉMEOS CONTRAÍDO

MÃOS NA ANCA – MAIS MUSCULOSO
CONTRAÇÃO DE COXA – DIREITA E ESQUERDA
MÃOS ATRÁS DAS COSTAS – MAIS MUSCULOSO
SERRÁTIL E OBLÍQUOS – AMBOS OS LADOS
CONTRAÇÃO DE POSTERIORES DE COXA – COSTAS E LADO

MÃOS ACIMA DA CABEÇA “POSE DA VITÓRIA” – DE FRENTE E DE COSTAS.


Sendo a maioria dessas poses automaticamente incluídas nas primeiras apresentadas, tornando-as não individuais ( Como muitos atletas em outras poses conseguem demonstrar o seu potencial muscular, tais poses (9-15) muitas vezes não são requeridas e sim, fazem parte das demais ou seja, uma pose que inclui diversas exposições muscular)





#Duplo Bíceps de Frente

Em pé de frente para os árbitros, com as pernas e os pés alinhados e um pouco separados, o competidor levantará ambos os braços à altura dos ombros e flexionara os cotovelos. As mãos devem estar cerradas e viradas para baixo de modo a causar uma contração dos bíceps e dos músculos dos antebraços, que são os principais grupos musculares que serão avaliados nesta pose.


Além disso, o competidor deve tentar contrair o máximo de outros grupos musculares quanto possível já que os árbitros avaliarão todo o físico, da cabeça aos pés. O árbitro avaliará primeiro os músculos do bíceps procurando por um desenvolvimento volumoso, com “pico” do músculo, verificando se há ou não uma divisão definida entre as sessões anterior e posterior do bíceps e continuará a avaliação da cabeça aos pés observando o desenvolvimento dos antebraços, deltoides, peitorais, união de peitorais e deltoides, abdominais, coxas e gémeos.


O árbitro avaliará também a densidade, a definição, e o equilíbrio geral. O árbitro deve avaliar


primeiro se o competidor consegue mostrar uma boa expansão dos dorsais, criando um formato em “V” do tronco. Então o árbitro deverá continuar sua avaliação dos pés a cabeça, observando primeiro os aspectos gerais do físico e depois concentrar-se nos aspectos mais detalhados dos vários grupos musculares.


#Expansão de Dorsais de Frente


Em pé de frente para os árbitros, com as pernas e pés um pouco separados, o competidor colocará as mãos abertas, ou punhos cerrados, contra, ou apertando a parte inferior da cintura ou oblíquos e expandirão os músculos dorsais. Ao mesmo tempo, o competidor deve tentar contrair o máximo de outros grupos musculares frontais quanto possível. Será estritamente proibido o competidor puxar a sunga de modo a exibir a parte superior interna do quadríceps.


#Peito de Lado – SIDE CHEST


O competidor pode escolher o lado para posar, a fim de mostrar o “melhor” braço. Ele ficará em pé com o seu lado direito ou esquerdo voltado para os árbitros e flexionar o braço mais próximo dos árbitros em um ângulo de posição direita, com o punho cerrado e, com a outra mão segurando o punho. A perna mais próxima dos árbitros será flexionada no joelho e repousar sobre os dedos dos pés.


O competidor irá então expandir o peito através de uma pressão para cima do braço que está flexionado e contrair o bíceps o máximo possível. Ele também irá contrais os músculos das coxas, em particular, o grupo bíceps femural, e aplicar uma pressão para baixo nos dedos dos pés, mostrando os músculos do gémeo contraídos.


O árbitro deve estar atento aos músculos peitorais e o arco das costelas, o bíceps, o bíceps femural e os gémeos, e concluir a avaliação com uma análise da cabeça aos pés. Nesta postura o árbitro poderá avaliar os músculos da coxa e dos gémeos de perfil, que irá ajudar na graduação


do seu desenvolvimento comparativo mais apurado.


#Duplo Bíceps de Costas


Em pé de costas para os árbitros, o competidor flexionará os braços e os punhos como realizado na pose Duplo Bíceps Frontal, e colocará um pé para trás, repousando sobre os dedos dos pés. Ele então contrairá os músculos dos braços e também os músculos da parte superior


dos ombros e inferior das costas, coxas e gémeos.


O árbitro avaliará primeiro os músculos dos braços e depois realizar uma analise da cabeça aos pés, no qual haverá mais músculos para avaliar do que em qualquer outra pose. Isto inclui o pescoço, os deltóides, o bíceps, o tríceps, o antebraço, o trapézio, o redondo, o infraespinhoso, os erectores da espinha, os oblíquos externos, o grande dorsal, os glúteos, o bíceps femural, e


os gémeos (gastrocnémios).


Esta pose, provavelmente mais do que em outras, ajudará o árbitro a determinar a qualidade da densidade muscular dos competidores, bem como a definição e o equilíbrio geral


#Expansão de Dorsais de Costas


Em pé de costas para os árbitros, o competidor colocará as mãos na cintura com seus cotovelos mantidos abertos, um pé para trás e repousando sobre os dedos dos pés. Ele então contrairá os músculos grandes dorsais em máxima expansão e mostrar a contracção do gémeo através de uma pressão aplicada nos dedos dos pés.


O competidor deverá esforçar-se para mostrar o gémeo oposta a que foi apresentada na pose de Duplo Bíceps de Costas, assim o árbitro poderá avaliar ambas os gémeos de modo igual. Será


estritamente proibido ao competidor puxar a sunga de modo a exibir os músculos glúteos máximo. Os árbitros devem analisar uma ótima expansão dorsal, mas também uma boa densidade muscular e mais uma vez concluir com uma análise da cabeça aos pés.


#Tríceps de Lado – [SIDE TRICEPS]


O competidor pode escolher o lado para posar de modo que mostre o “melhor” braço. Ele ficará


em pé com lado esquerdo ou direito voltado para os árbitros e colocará ambas as mãos para trás, ou entrelaçando os dedos segurando o braço da frente pelo punho com a mão que está a atrás. A perna mais próxima dos árbitros estará com o joelho flexionado e o pé nivelado com o solo. O competidor exercerá uma pressão contra seu braço da frente, portanto, causando uma contracção do tríceps.


Ele levantará o peito e contrairá os músculos abdominais, e também as coxas e gémeos. O árbitro deverá analisar primeiro o tríceps, e concluir com uma avaliação da cabeça aos pés. Nesta pose, o arbitro será capaz de avaliar os músculos da coxa e gémeo de perfil, o que ajudará na graduação de seu desenvolvimento comparativo mais apurado.


#Abdominais e Coxas


Em pé de frente para os árbitros, o competidor colocará ambos os braços atrás da cabeça e uma


perna a frente. Então irá contrair os músculos abdominais “curvando” o tronco levemente frente. Ao mesmo tempo, ele contrairá os músculos da coxa da perna que esta à frente. O juiz avaliará primeiro os músculos abdominais e coxas, e então fazer uma avaliação da cabeça aos pés.


Abaixo poderá visualizar um vídeo tutorial de poses com Johnnie Jackson:




Créditos: NABBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário